Lifehacks Organização

Pequeno guia de sobrevivência à quarentena para pessoas normais

March 22, 2020
Guia de sobrevivência à quarentena

Todos nós já recebemos pelo menos 5 listas imensas de atividades para crianças que requerem um bacharelado em artes plásticas e duas viagens à Kalunga e à loja de armarinhos. Vamos simplificar a vida com essas dicas de sobrevivência à quarentena para pais e mães comuns.

Dica #1 – Se os pais estão bem, as crianças estão bem

Sabe aquelas instruções do avião que dizem para você colocar a sua máscara de oxigênio primeiro antes de ajudar os demais? O mesmo vale para a quarentena e a vida como um todo, e pais plenos fazem crianças plenas. Encontre alguma forma de se sentir bem com você mesmo, seja meditando, lendo um livro, fazendo exercícios online ou uma máscara no cabelo. Isso vai fazer mais pela sua família do que qualquer atividade infantil que você tenha recebido 10 vezes no whats app.


Dica #2 – “Não posso, tenho compromisso” foi cancelado

O coronavírus cancelou muitos planos, mas isso significa que todos os seus amigos agora estão disponíveis para fazer um happy hour todos os dias! Sabe aqueles amigos que moram fora do Brasil? E aqueles que sempre trabalham até tarde? E aqueles que tem 4 festinhas todo final de semana? Pois é, nunca foi tão fácil juntar todos eles em um harpy hour online. Aproveite, pois isso pode nunca mais se repetir!


Dica #3 – Leia mais livros

No fundo, no fundo, crianças pequenas só querem ficar com a gente. Convide-os para ler um livro, deixe-os sentar no seu colo e leia. Leia um, dois, três, cinco, dez livros. Faça todas as vozes de todos os personagens e efeitos sonoros. Aproveite enquanto eles ainda cabem no seu colo, curta cada minuto, filme e tire fotos para você se lembrar depois de como as coisas mais simples são as melhores.


Dica #4 – Escute mais músicas

Crianças pequenas praticamente não sabem que existe música sem vídeo. Faça uma playlist das suas músicas favoritas (apropriadas para crianças, por favor) e fique de preguiça só ouvindo. Fale sobre os instrumentos, ritmos, conte histórias sobre a banda e dance. 


Dica #5 – Assista mais televisão

SIM! Mas no lugar de assistir pela frabilionésima vez o mesmo episódio de Masha e o Urso, apresente os clássicos. Existem filmes e desenhos que são culturalmente obrigatórios no repertório de uma pessoa e não tem hora melhor do que agora para assisti-los. O Mágico de Oz, A Fantástica Fábrica de Chocolate, O Rei Leão, a Pequena Sereia, 101 Dálmatas, A Espada Era a Lei, Star Wars e tantos outros são filmes maravilhosos para todas as idades.


Dica #6 – Leve as crianças para o trabalho

Seus filhos ficam aparecendo no fundo das suas reuniões? Bem, acontece com todo mundo atualmente. Combine com seus colegas de trabalho para fazer um call com as crianças. Deixe-as serem elas mesmas, falantes e barulhentas por meia hora, elas vão adorar fazer parte do seu trabalho.

Dica #7 – Atividades sem stress para crianças pequenas

  • Pintar
  • Jogar dominó/jogo de memória
  • Montar quebra-cabeças
  • Brincar de Lego
  • Fazer um bolo
  • Fazer picolés de frutas
  • Fazer e enrolar brigadeiros
  • Esconder alguma coisa e dar pistas para as crianças procurarem
  • Escrever cartas para os amigos
  • Lavar brinquedos em uma bacia com água e detergente

Dica #8 – Organize seu dia

Se você está trabalhando de casa com crianças pequenas, é muito difícil ser produtivo. Mas eu cheguei à conclusão que ter uma agenda com horários definidos para ficar com o Murilo e para trabalhar o ajuda a entender que em algumas horas do dia nós vamos brincar juntos e em outras eu preciso trabalhar e ele precisa brincar sozinho. O princípio é o mesmo de fazer uma pauta de reunião, onde você faz uma lista do que precisa ser falado, comunica para os participantes e segue aquela lista. Aqui você vai fazer uma lista do que precisa ser feito durante o dia, comunica seus filhos e segue essa lista.

Criei um template simples que você pode imprimir (ou rabiscar) em casa para ajudar a organizar seus dias de quarentena. No lugar de atividades megalomaníacas para o Murilo, eu o direciono com atividades parecidas com as que ele tem na escola (leitura, culinária, música, artes, etc) e deixo ele escolher o que quer fazer dentro desses temas. Acredite, ele tem muito mais criatividade que eu para bolar coisas para fazer e eu só sigo e estruturo as ideias que ele tem.

Se tiver dúvidas sobre a agenda, criei um destaque no meu perfil do Instagram chamado “Coronando”, com exemplos diários de como estou fazendo isso na prática.

Dica #9 – Casa limpa e organizada

Nós dispensamos nossa faxineira durante a quarentena e precisamos manter a casa limpa. Porém, sabemos que se deixarmos para limpar tudo de uma vez não vamos conseguir nunca, então o plano é usar um método chamado “fly lady”.

Funciona assim:

  • Você divide sua casa em 6 áreas (minhas áreas são: cozinha, banheiros, quartos, sala, lavanderia/despensa, sacada)
  • Durante 6 dias da semana, você coloca um timer de 15 minutos e limpa profundamente uma das áreas. Se você não terminar no primeiro dia, tudo bem, você continua no dia seguinte por 15 minutos. Quando você terminar a primeira área, passa para a próxima e assim vai.
  • Escolha um dia da semana no qual você não vai trabalhar em nenhuma das áreas. Nesse dia, você vai dar uma geral no básico: passar aspirador, passar um pano no chão e tirar o pó.
  • Todos os dias de manhã você vai: arrumar a cama, colocar roupa para lavar, tirar o lixo e guardar as louças limpas.
  • Todos os dias à noite você vai: lavar a louça (ou colocar para lavar), limpar a bancada da cozinha, guardar roupas, dar uma geral na bagunça e guardar o que precisar ser guardado.

Assim a casa está sempre relativamente limpa e organizada e o trabalho não se acumula. Lembre-se que um ambiente organizado contribui para uma vida organizada.

Espero que essas dicas ajudem a sua quarentena a ser mais tranquila. Se tiver algum truque que funcionou muito bem na sua casa, compartilhe com a gente nos comentários.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply