Viagens

Novotel Itu – Hotéis para viajar com bebês e crianças em São Paulo

January 5, 2021
Parque aquático para crianças

Esse foi um ano que tínhamos planejado ficar mais sossegados em termos de viagens e conhecer hoteis bacanas no estado de São Paulo. Infelizmente, a pandemia do coronavírus adiou alguns de nossos planos, mas assim que os hoteis reabriram, fizemos as malas e fomos aproveitar os espaços ao ar livre. O primeiro hotel que visitamos depois da pandemia foi o Novotel Itu.

Como chegar em Itu

Itu fica a aproximadamente 1h30 de São Paulo, então pegamos o carro numa sexta feira à tarde e, apesar de termos pego um pouco de trânsito, chegamos rápido, nem fizemos paradas na estrada.

O que fazer no Novotel Itu

O maior atrativo do hotel são os parques aquáticos e as piscinas. São 2 piscinas com brinquedos para bebês e crianças maiores e 2 piscinas para adultos.

As piscinas infantis são aquecidas, de água bem rasinha. A piscina de bebês ficou praticamente vazia durante todo o tempo em que estávamos lá. Já a piscina para crianças maiores fica bastante cheia, não só de crianças, mas de adultos que ficam olhando seus filhos – em alguns momentos um pouco cheia demais para o meu gosto, mas como tinha outras três piscinas, optamos por ficar onde não havia ninguém.

A piscina principal do hotel não é aquecida e, como fomos em agosto, estava bem gelada apesar de estar calor. A outra piscina de adultos fica um pouco escondida, tem cachoeiras, hidromassagem e é aquecida. Ela fica mais cheia quando tem aula de hidroginástica e no final da tarde, quando os hóspedes ficam tomando drinks na piscina.

Apesar dos parques aquáticos serem relativamente pequenos, as crianças amam e passamos praticamente todo o dia lá.

Mas nem só do parque aquático se faz o hotel. O Novotel Itu tem uma área verde imensa, campos de golf, diversos playgrounds, quadras de tênis, campo de futebol, espaço para aulas de circo e recreação o dia todo. Como fomos no meio da pandemia, as áreas internas como brinquedoteca e salão de jogos estavam fechados, e toda a recreação era feita nas áreas externas do hotel.

Infraestrutura

O quarto em que ficamos era bastante espaçoso e com vista para as piscinas. A cama era gigantesca e pedimos uma cama extra para o Murilo. As camas extras são camas dobráveis, tipo cama auxiliar, e por isso eles não têm como colocar a grade de proteção para crianças. Como eu tinha mandado email antes para perguntar e já sabia, levei minha barreira de proteção inflável para colocar na cama dele.

As refeições eram todas no sistema de buffet. Em tempos normais, as crianças podem almoçar e jantar no mini club com a recreação e as refeições começam mais cedo. Como fomos durante a pandemia do covid, o mini club estava fechado, mas eles estavam oferecendo almoço e jantar infantil no centro de convenções. O sistema também era buffet e eles colocaram mesas bastante espalhadas. Eu não sou muito fã de comida de buffet infantil porque geralmente se resume a arroz, feijão, frango e batata frita, e prefiro que o Murilo coma coisas mais interessantes, mas acabando levando ele lá para almoçar por causa do horário. Como passávamos o dia todo na piscina, ele já estava morrendo de fome as 11:30, quando abria o restaurante infantil para o almoço. O jantar infantil começava às 18h. Tanto o almoço quanto o jantar tinham uma opção de sopinha e apesar do menu ser o de sempre, pelo menos tinha algumas opções de salada e legumes.

O Novotel Itu tem copa do bebê, porém como o Murilo já era grande quando fomos, não usamos e não tenho como opinar.

Prós e contras do Novotel Itu

O que foi bom

• O parque aquático ocupa as crianças o dia todo
  • Piscinas infantis aquecidas
  • A comida era bem gostosa
  • Bastante espaço ao ar livre, várias opções de piscinas e playgrounds
  • Recreação brincando de verdade com as crianças ao ar livre

Pode melhorar

• No fim do dia a piscina infantil ficava muito suja, inclusive com lixo nas bordas
  • Muitos hóspedes bebendo muito, inclusive dentro das piscinas infantis
  • Processo de check in demorado e desorganizado
  • A cama do Murilo não estava montada no quarto quando chegamos

Data da viagem: agosto 2020

Procolos contra o coronavírus

Nós visitamos o Novotel Itu bem no meio da pandemia do coronavírus, inclusive foi o primeiro lugar onde fomos quando pudemos sair de casa. Esses são alguns dos protocolos adotados na prática pelo hotel:

• O checkin, na teoria, deveria ser feito todo por email. Enviaram um email alguns dias antes com documentos para preencher que deveriam evitar a necessidade de assinar papeis na chegada e aglomeração no hall. Na prática, quando chegamos tivemos que preencher vários outros papeis e o processo de checkin levou mais de 25 minutos. Só tiraram nossa temperatura depois que já tínhamos preenchido toda a papelada e que já estávamos dentro do hotel há um tempão esperando.
  • Reservas com menos de 3 diárias não têm arrumação nos quartos. Depois que saímos do quarto, é feita uma limpeza profunda e o quarto fica em quarentena por 24 horas até que o próximo hóspede possa utilizar.
  • Álcool gel disponível em vários pontos do hotel e todos os hóspedes devem usar máscara o tempo todo, exceto nas piscinas e nas mesas do restaurante. Todas as crianças na recreação estavam de máscara e não vi ninguém sem máscara fora dos lugares permitidos.
  • O protocolo do hotel dizia que as refeições seriam realizadas por meio de buffet assistido. Porém, o Novotel Itu estava oferecendo buffet normal. Era obrigatório o uso de máscara na área do buffet, e vi vários funcionários chamando a atenção das pessoas que às vezes se esqueciam e levantavam da mesa sem máscara, e um funcionário higienizava as mãos de todas as pessoas na entrada do buffet, todas as vezes. Pessoalmente, eu preferiria que fosse buffet assistido.
  • As mesas do restaurante estavam sem toalhas, para facilitar a higienização. Notei que no restaurante infantil eles estavam sendo mais rigorosos com a higienização da mesas a cada uso do que no restaurante normal. Havia um bom espaçamento entre as mesas e a grande maioria estava na área externa.
  • As cadeiras da piscina também estavam bem espaçadas entre elas.

Você já foi ao Novotel Itu? Conte nos comentários como foi sua experiência.