Eu não sou nutricionista, nem pediatra, nem chef de cozinha. Mas sou uma mãe que ama comida, ama cozinhar e ama ler sobre comida. Já falei nos meus stories do Instagram que eu leio livros de receitas como se fossem romances e adoro experimentar coisas novas.
Uma das coisas que eu mais amo na vida é cozinhar para o Murilo, que hoje tem 4 anos. Na minha opinião, essas teorias de “paladar de criança” não existem e são uma profecia auto-realizável – se a gente acha que elas não gostam de legumes e não damos legumes, elas realmente não vão gostar de legumes porque elas nunca tiveram a chance de gostar. O mesmo vale para doces – se a gente acha que crianças só gostam de doces e só damos doces, até eu queria ser essa criança 😄.
Quando comecei a fazer lancheiras, o meu primeiro instinto foi de fazer lanches deliciosos do jeito que a nossa cabeça de adulto imagina um lanche – bolo, pão, muffin e biscoito. Mas com o tempo fui aprendendo que toda refeição precisa ser um pouco mais balanceada, inclusive os lanches. Sendo assim, comecei a fazer lanches que se pareciam mais com mini-refeições e ocasionalmente eu incluo alguma coisa bem gostosa porque equilíbrio é isso, é comer de tudo.
Minha fórmula para a lancheira é ter uma proteína, um carboidrato (de preferência um carboidrato integral) e uma fruta ou legume.
Ideias de lanches para levar para a escola
O Murilo vai para a escola de manhã e o lanche que eu mando na lancheira ele só come à tarde. Por isso tive que pensar em uma lista de coisas que se mantivessem gostosas ao longo do dia. Por mais que eu adorasse mandar um pão de queijo quentinho, ele estaria totalmente duro e rançoso até a hora do lanche.
Essas são algumas das coisas que costumo mandar na lancheira da escola:
- Sanduíche de creme de ricota
- Sanduíche de cream cheese com avocado e tomate
- Sanduíche de peanut butter e geléia (o famoso PB&J em inglês)
- Iogurte natural
- Cookies feitos em casa
- Bolo feito em casa
- Trail mix (misturinha de nozes, castanhas e frutas secas)
- Palitinhos de cenoura com homus
- Pão pita com coalhada seca
- Cenoura baby
- Saladinha de pepino e tomate cereja
- Brócolis e queijo
- Milho cozido
- Ovo cozido
- Muffins salgados (no blog da Min tem algumas ideias de receitas de muffins para bebês, mas eu adoro mesmo o e-book dela com receitas de muffins salgados, vale muito a pena)
- Falafel
- Mini panquecas com mel ou maple
- Guacamole com tortilhas
- Espetinhos de presunto e queijo
- Espetinhos de tomate e muçarela
- Pão sueco com alguma pastinha
- Espetinhos de frutas
- Quibe assado
- Waffles
Ideias de lanches para comer em casa
Já quando estou em casa faço também essas opções que são mais gostosas de comer na hora:
- Maçã com peanut butter
- Banana com peanut butter na tortilha
- Smoothies de frutas
- Sanduíches grelhados de frutas
- Picolés
- Pipoca
- Mini pizza de pita com queijo e tomate
- Pão de queijo
Produtos de supermercado que eu amo para mandar na lancheira
Eu amo fazer lancheiras lindas e saudáveis, mas tem dias que simplesmente não dá tempo e eu recorro para coisas prontas de supermercado.
Apesar de existir um monte de porcarias disfarçadas de comida de criança, algumas coisas se salvam e eu sempre tenho um pequeno estoque delas para os dias em que não dá para fazer alguma coisa mais elaborada. Esses são os meus 6 produtos favoritos de supermercado para mandar na lancheira, com suas respectivas notas no Desrotulando, onde quanto mais perto de 100, melhor.
- Iogurte natural Moo (100)
- Purê de frutas Pic-Me (100)
- Mandioquinha ou batata doce assada Pic-Me (89), com menção honrosa para a embalagem do Buzz Lightyear e do Woody que o Murilo ama
- Iogurte Yorgus Kids (81)
- Crispy de grão de bico Flormel (78)
- Pão sueco Pinheirense (79)
Eu recomendo muito, muito mesmo o app Desrotulando para verificar se o que você está consumindo é realmente bom de verdade ou se é só bla bla bla. Quando comecei a usar, fiquei surpresa com a quantidade de ingredientes ruins e desnecessários em vários produtos e passei a substituir algumas coisas. Por exemplo, todos os requeijões tem notas péssimas porque têm uma quantidade enorme de aditivos, substâncias alimentícias e sódio. Já o cream cheese tem bem menos e por isso tem uma nota melhor. Também deixei de comprar iogurte de sabores, pois sempre que um sabor é adicionado vem junto um monte de aditivos, conservantes, etc. Agora dou preferência para o iogurte natural e eu coloco as frutas, mel, granola ou cereal, fica até mais gostoso que o sabor industrializado.
Vejam como dois produtos da mesma marca podem ter avaliações bem diferentes só pela adição do sabor:
Dicas para lancheiras bacanas
Para conseguir fazer lancheiras bacanas precisa de um pouco de organização. Algumas coisas que me ajudam:
- Decidir o que eu vou mandar de lanche quando faço o planejamento do cardápio da semana para não ter que acordar pensando no que vou mandar hoje e descobrindo que não tem nada na despensa.
- Congelar tudo! Eu faço waffles, panquecas, muffins e bolo em quantidades grandes e congelo. Na noite anterior é só tirar do freezer e de manhã está pronto.
- Deixar as frutas e legumes lavados, descascados e cortados no dia anterior e, se possível, já dentro do potinho que vai na lancheira.
- Cozinhar com antecedência. Tudo o que precisar ser cozido como ovo, milho, brócolis, eu já cozinho no domingo à noite. Durante a semana é só pegar e por no potinho.
Assim, se a gente acordar atrasado ou estiver com pressa, as chances de eu fazer uma lancheira meia boca são menores porque literalmente eu só preciso pegar o que já estava pronto.
Se você curtiu o conteúdo, compartilhe com um amigo! E se tiver alguma sugestão de lanche bacana, divida com a gente nos comentários.
No Comments