Viagens

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses com crianças

July 26, 2024

Depois de colocar uma meta de conhecer os parques nacionais brasileiros, o próximo da minha lista era o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O Cesar não se conformava, porque eu não gosto de praia nem areia, mas morria de vontade de ir para os Lençóis. Vai entender. Só sei dizer que eu AMEI. Amei e fiquei sem palavras para explicar o quão lindo é esse lugar. Coloquei muitas fotos no post, que espero que vocês curtam, mas que não fazem nenhum jus à beleza desse lugar.

Como chegar no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses ficam a cerca de 240km (4h de carro) de São Luis do Maranhão. Não importa de onde você venha, vai precisar pousar em São Luis e pegar um transporte para os Lençóis. Os Lençóis Maranhenses têm três bases: Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão e Atins. Tem um post muito bom do Viaje na Viagem que explica as diferenças entre as três e os prós e contras de visitar cada uma. Leia direitinho porque você vai ter experiências bem diferentes em cada base e é importante saber o que você quer ver e fazer na sua viagem.

No mesmo post do Viaje na Viagem ele fala sobre opções de transporte para os Lençóis. Tem empresas de taxi que te levam, tem ônibus, tem transfers compartilhados e transfers privativos. Nós contratamos transfers privativos com a Caetés Expedições. Eles nos levaram de São Luis para Barreirinhas, de Barreirinhas para Santo Amaro e de Santo Amaro para São Luis e foi ótimo.

Onde ficar para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Na nossa viagem, nós escolhemos ficar em Barreirinhas e Santo Amaro. Não fomos para Atins.

Os Lençóis Maranhenses começaram a ser explorados para o turismo recentemente. As cidades não tem muita infraestrutura. Os hotéis e pousadas ficam afastados do centro, não tem Uber, chamar um taxi leva em torno de 30 minutos (e custam caro), não tem muitas opções de restaurantes, então nós optamos por só sair dos hotéis para os passeios agendados. Eu adoro viagens gastronômicas e conhecer restaurantes incríveis, mas tem viagens que não são para isso. Para mim, essa é uma delas. Fui com zero expectativas de conhecer as cidades e ir em restaurantes bacanas, até porque chegávamos tão cansados dos passeios que só queríamos comer e dormir.

Hotel Porto Preguiças em Barreirinhas

Nossa primeira casa nos Lençóis Maranhenses foi o Porto Preguiças em Barreirinhas. Esse hotel me surpreendeu positivamente.

É um hotel grande, com quartos espaçosos, bastante opções de lazer e todo charmoso. Barreirinhas tem menos opções de roteiros que Santo Amaro, então deixei alguns períodos para curtir o hotel e foi muito bom. O hotel tem três piscinas, sendo que uma delas (a maior) tem fundo de areia e uma é com água do rio. Tem um playground bonitinho e você pode emprestar caiaques sem custo adicional para andar no rio Preguiças. Apesar de ter zero expectativas, achei a comida do restaurante deliciosa.

Esse é um hotel que eu recomendo demais para quem for para Barreirinhas.

Prós e contras do Porto Preguiças

O que foi legal

• Quartos mega espaçosos, com ar condicionado
  • Comida deliciosa no restaurante do hotel e os pratos para 2 pessoas davam tranquilamente para nós 3. O restaurante não era demorado
  • Café da manhã gostoso
  • Bastante opções de lazer – piscinas, playground, sala de jogos, sala de videogame, quadras de beach tênis, caiaque no rio
  • Os quartos têm varal para pendurar as roupas molhadas (mil pontos positivos para esse item!)

O que podia melhorar

• Não tem cobertor nos quartos. Isso não é uma exclusividade desse hotel, todos os que ficamos no Maranhão não tem. Entendo que seja calor, mas eu não consigo dormir com ar condicionado ligado sem cobertor
  • O frigobar do quarto é vazio, você precisa ir buscar água na recepção sempre que precisar. Isso também não é uma exclusividade desse hotel, todos os que ficamos nessa viagem foram assim e eu não consigo entender isso

Pousada Lençóis Maranhenses em Santo Amaro

Santo Amaro é uma vila de pescadores que recentemente teve um boom de crescimento devido ao turismo. Tudo lá é muito novo e se nota.

Ficamos hospedados na Pousada Lençóis Maranhenses que, apesar de ser novinha e ter instalações ok, parece ser gerenciada por pessoas que nunca se hospedaram em um hotel. Os quartos são pequenos e arrumadinhos, mas não tem nem lixeira no quarto para jogar seu lixo ou lugar para pendurar suas coisas molhadas. O hotel não tem charme nenhum e os funcionários são extremamente despreparados.

Quando chegamos, tinha 2 famílias na recepção brigando com as funcionárias do hotel. Uma delas dizia que não tinha comida no restaurante na hora do almoço. Outra pediu para falar com o gerente da pousada, mas já tinha uma fila de hóspedes para reclamar com o gerente. Eu e o Cesar nos olhamos e falamos “onde foi que nos metemos?”. Ficamos em modo pânico durante todos os dias que ficamos hospedados lá.

Chegávamos dos passeios e já fazíamos o pedido no restaurante cheios de areia mesmo, para garantir. Os pedidos no restaurante demoravam 1 hora para ficar prontos, sempre. A comida era ok e os pratos para 2 davam tranquilamente para 3. À noite, também tinha bastante pernilongo no restaurante. O café da manhã era bem simplezinho e era do tipo que as pessoas se engalfinham para se servir. Parecia cena de guerra.

Um dia, pedimos uma água na recepção às 22:05. A moça da recepção disse que não poderia nos entregar a água porque o restaurante já estava fechado. Esse era o nível de despreparo dos funcionários. A moça da recepção não era treinada para entregar e cobrar uma água. Socorro.

Por isso, apesar de não termos passado nenhum perrengue maior, não recomendo a pousada. Ouvi dizer que as outras pousadas de Santo Amaro tem os mesmos problemas, então não sei dizer se as alternativas são melhores. Essa certamente não era minha primeira opção em Santo Amaro, mas como a maioria das pousadas é pequena, minhas primeiras opções já estavam cheias quando fiz minha reserva.

Prós e contras da Pousada Lençóis Maranhenses

O que foi legal

• Os quartos são novinhos, com ar condicionado.

O que podia melhorar

• Os funcionários não tem nenhum preparo para lidar com demandas básicas dos hóspedes
  • Os pedidos no restaurante demoram 1 hora para ficar prontos, não importa que horas você chegue ou o que você peça

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Barreirinhas

Sobrevoo dos Lençóis

O maior motivo para eu ter decidido ir para Barreirinhas foi o sobrevoo dos Lençóis Maranhenses. Apenas Barreirinhas tem aeroporto, de onde saem os aviõezinhos que sobrevoam o parque. Existem duas empresas que fazem o sobrevoo, que costuma durar meia hora: a Voar e a AVA. Nós fizemos com a Voar e foi tudo perfeito.

Ver os Lençóis de cima é a coisa mais linda. Eu fiquei emocionada quando levantamos voo e começamos a ver as lagoas.

Para que tem medo, o voo é super tranquilo, não balança, não enjoa e voa bem baixinho. A única coisa para a qual eu não estava preparada era o calor que faz dentro do avião. Usem roupas bem leves, o Murilo ficou até com dor de cabeça por causa do calor.

Para chegar no aeroporto, pegamos um taxi do nosso hotel. Tivemos que pedir o táxi com 30 minutos de antecedência. Quando o taxi chegou, notamos que ele não ligou o taxímetro – o que parecer ser uma prática comum em Barreirinhas. Na hora perguntei quanto ele iria cobrar, porque detesto esse tipo de surpresa que a pessoa decide depois te cobrar uma fortuna. Ele cobrou R$100 ida e volta, o que ainda assim é um absurdo, mas perguntem antes para não passar perrengue!

Circuitos Lagoa Bonita e Lagoa Azul

Esses são os circuitos mais populares de Barreirinhas. Fizemos Lagoa Bonita na tarde do dia que chegamos e Lagoa Azul à tarde no dia seguinte (de manhã fizemos o sobrevoo).

Contratamos a Caetés Expedições para todos os passeios que fizemos nessa viagem. Eles só fazem passeios privativos e eu preferi assim por alguns motivos: ter a flexibilidade de ir e voltar a hora que quiséssemos, visitar lagoas mais vazias e evitar as multidões, e não ter que interagir com pessoas chatas desconhecidas que sempre existem em excursões kkkk.

Barreirinhas fica relativamente longe das dunas. Apenas motoristas de agências credenciadas podem entrar no Parque Nacional, por isso é super importante já chegar lá com tudo agendado. Eles te buscam no hotel e bem pertinho da cidade é preciso atravessar o Rio Preguiças de balsa. Os carros de passeios privativos costumam chegar mais cedo na fila da balsa, tanto na ida quanto na volta, pois tem menos gente para buscar, o que faz com que a espera seja mais curta. No “porto” da balsa tem umas lojinhas de conveniência, de souvenir e banheiros limpinhos. Após atravessar o rio, são 45 minutos de carro na areia (sacudindo) até chegar às lagoas.

As lagoas são MUITO bonitas. A água é transparente, quentinha e doce. Nenhuma foto que você vai ver vai ser tão bonita quanto ver esse lugar ao vivo. Tanto na Lagoa Bonita quanto na Lagoa Azul, o guia nos deixou em uma lagoa principal, mas nos deu opção de explorar outras lagoas ao redor. Geralmente, o guia te deixa num local e você fica ali por algumas horas. Todos os dias, tanto em Barreirinhas quanto em Santo Amaro, eles te levam no fim do dia para um ponto alto nas dunas para assistir o por do sol. O por do sol é um espetáculo à parte, não deixe de aproveitar.

No dia em que fizemos a Lagoa Azul, contratamos uma experiência da Caetés chamada Mirar das Estrelas. Nesse dia, fomos para as dunas às 15h e ficamos até às 20h. Eles preparam uma mesa com comidinhas regionais para a gente ver o por do sol de cima de uma duna e ficamos por lá até anoitecer para ver as estrelas. Adoramos a experiência e foi lindo demais ver uma quantidade enorme de estrelas ali, no meio do nada. No entanto, teve um dia que fiz um passeio até mais tarde em Santo Amaro e posso dizer que ver as estrelas em Santo Amaro é muito mais impressionante que em Barreirinhas – em Barreirinhas tem muito mais poluição luminosa da cidade e dá para ver menos estrelas que em Santo Amaro. A Caetés também tem essa experiência do Mirar das Estrelas em Santo Amaro, então quem tiver vontade de fazer, eu recomendo que faça em Santo Amaro porque vai ser mais bonito.

Infraestrutura

Em Barreirinhas você está o tempo todo dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que é governado pelo ICMBio. Por isso, existem várias regras do que pode e não pode fazer dentro do parque. No Parque Nacional não é permitido que as agências levem guarda-sóis para os turistas (o que é permitido em Santo Amaro, mas eu já explico isso já, já). Também não pode fazer fogueiras, acampar, levar animais ou jogar lixo no chão. No entanto, eles permitem levar caixas de som e, infelizmente, quando estávamos na Lagoa Azul tinha um sem noção lá ouvindo música alta.

Pode parecer óbvio, mas nos Lençóis Maranhenses não tem banheiro. Você decide como você vai resolver esse problema kkkk. Para o Murilo, eu levei o mictório portátil dele, que não usávamos há bastante tempo, e foi bem útil. As agências costumam levar um cooler com água nas caminhonetes para você tomar.

Santo Amaro

Em Santo Amaro, as dunas ficam muito mais próximas do centro da cidade. Em menos de 15 minutos você já chega. Aqui também fizemos todos os circuitos com a Caetés Expedições, em passeios privativos.

Se você for para Barreirinhas, deixe Santo Amaro por último. Santo Amaro é muito, mas MUITO mais bonito. Aqueles Lençóis que você vê nas fotos bonitas de cartão postal são os Lençóis de Santo Amaro. É um negócio tão surreal de bonito que nem parece que você está no planeta terra.

Circuito Andorinhas

Fizemos o Circuito Andorinhas na tarde do dia em que chegamos em Santo Amaro. É um circuito em que você visita uma lagoa grande e não muito cheia de gente. Ficamos curtindo a lagoa até a hora do por do sol, quando nosso guia nos levou para um ponto mais alto nas dunas.

Circuito Betânia

O circuito Betânia foi um dos meus preferidos. Nesse dia, nosso guia nos levou numa lagoa de água transparente, pequenininha, mas que tinha só a gente. Ele disse que a lagoa “oficial” do circuito estava cheia e parecendo a Praia Grande haha, então preferiu nos levar em uma exclusiva.

Esse circuito dura um dia inteiro. Ficamos na lagoa sozinhos durante a manhã e na hora do almoço pegamos um barquinho até uma vila de pescadores para almoçar. O almoço na vila estava incrível. Nosso guia nos passou o cardápio logo cedo para fazermos o pedido antes de sair do hotel, assim não esperamos nadinha quando chegamos para almoçar. O restaurante tem banheiros e redes para você tirar uma soneca depois do almoço.

À tarde, ficamos em outra lagoa paradisíaca até a hora do por do sol.

Circuito Américas

O Circuito Américas é um circuito mais diferentão. Ele começa no porto da vila de Santo Amaro, onde pegamos um barco que atravessa o lago para chegar nas dunas que estão pertinho da vegetação. No barco, vimos bois atravessando o lago, porcos vivendo em ilhas e vários outros animais.

As lagoas do circuito América são lindas, de água transparente turquesa.

Circuito Emendadas

Falei que fizemos todos os circuitos com a Caetés, mas teve uma exceção. O circuito Emendadas é um circuito em que você vai de carro até o coração do Parque Nacional e faz uma caminhada de 4 horas pelas dunas. Apesar de a Caetés oferecer esse circuito, eu achei que o Murilo não fosse aguentar (e não iria mesmo!), então o Cesar ficou com ele na pousada e eu fui sozinha. Como eu não queria ir sozinha para o meio do nada com um guia (infelizmente mulher tem que pensar nessas coisas), contratei um passeio em grupo da Taguatur Turismo. Apesar do passeio ter sido ótimo, agradeci várias vezes por ter feito todos os demais privativos, porque eu realmente não tenho paciência de ficar interagindo com estranhos durante viagens kkkk.

Como falei, esse circuito exige um pouco mais do físico. Em todos os demais, o guia de deixa na beira da lagoa e pronto. Nesse você anda por horas, subindo dunas de areia fofa, descalça, carregando garrafa de água e o resto da vida inteira na mochila, debaixo do sol. O passeio é lindo e vale super a pena, mas saiba que haja panturrilhas para aguentar. No fim do passeio, meu pé estava parecendo pé de bebê, todo lisinho e esfoliado.

Esse passeio termina à noite. A caminhada de volta é sob as estrelas e a quantidade de estrelas que se vê dos Lençóis de Santo Amaro é infinitamente maior do que se vê em Barreirinhas. Em Barreirinhas, a poluição luminosa da cidade é bem maior (porque a cidade é maior), então você vê menos estrelas por lá. Em Santo Amaro, o céu à noite no meio dos Lençóis é absurdo de bonito.

Infraestrutura

Santo Amaro tem uma particularidade bem diferente das demais bases. Nos anos 80, a Petrobrás explorava petróleo nos Lençóis Maranhenses. Quando terminaram a exploração, foi declarado e demarcado o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A Petrobrás e o ICMBio fizeram uma demarcação com estacas de concreto de onde começava e terminava o Parque Nacional.

No entanto, com o passar dos anos e a ação dos ventos, as dunas vão se movendo e, desde então, elas avançaram 7km em direção à cidade de Santo Amaro. Essa parte dos Lençóis que ficou para fora da demarcação do Parque Nacional é governada pela prefeitura de Santo Amaro e não pelo ICMBio. Em Santo Amaro, para entrar nos Lençóis, você passa por um posto de fiscalização que é da prefeitura. As regras são parecidas com as do Parque Nacional – não pode acampar, fazer fogueira, jogar lixo, levar animais- mas a prefeitura de Santo Amaro tem uns adicionais interessantes – não pode levar bebida alcóolica, não pode caixa de som e pode levar guarda-sol. Assim, apenas em Santo Amaro, as agências que fazem passeios privativos mimam os clientes com uma mini praia em cada circuito.

A Caetés, sempre que nos deixava em uma lagoa, montava um guarda-sol com cadeirinhas, um cooler com água e Guaraná Jesus, raquete de frescobol, snorkel, pranchinha para descer a duna, toalhas, macarrão de piscina e uns snacks regionais. Isso faz toda a diferença no passeio, porque você não fica ali ao relento sem nenhuma estrutura.

Achei, inclusive, que os guias de Santo Amaro eram mais cuidadosos que os de Barreirinhas. Teve várias ocasiões em que, ao avistar um pedacinho de lixo na areia, nosso motorista parava o carro, dava ré e ia lá buscar, mesmo que o lixo não fosse nosso. Achei isso muito legal da parte deles e, como eles dizem, se sentem responsáveis por cuidar do seu “escritório”.

Mas assim como Barreirinhas, não tem banheiro nem nada mais por perto.

O que levar na bolsa para visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Essa é uma viagem em que você fica largado no meio do absoluto nada por horas. Os carros das agências não são autorizados a estacionar na beira das lagoas, pois isso atrapalha a vista (e as fotos), então eles te deixam num local e vão estacionar em outro. Geralmente eles ficam por perto, mas isso significa que é você com você mesmo.

Por isso eu levava tudo o que precisava na bolsa e esses foram os itens mais importantes:

• Protetor solar
  • Camiseta UV
  • Boné
  • Óculos escuros
  • Câmera
  • Lanchinhos para o Murilo
  • Banheiro portátil para o Murilo
  • Power bank (você não vai ter onde carregar o celular, se precisar)
  • Uma mini farmacinha (não usamos, mas lembre-se que ali não tem NADA em volta)

Alguns itens que levamos mas não foram necessários:

• Toalha – lá venta muito o tempo todo, então você sai da água e em alguns minutos já está seco de novo. Nossas toalhinhas tecnológicas foram absolutamente desnecessárias
  • Chinelo – a areia dos lençóis é tão fina que não absorve calor e por isso não fica quente nunca. Usar chinelo só vai te fazer bolha no pé. A gente deixava os nossos dentro do carro da agência
  • Garrafa de água – as agências costumam levar um cooler cheio de garrafas de água geladinhas. Levei minha garrafa nos primeiros dias, mas depois desencanei. O único dia que minha garrafa foi útil foi no circuito Emendadas, porque tinha que andar bastante

Bônus: São Luis

Bem, já que estávamos no Maranhão, não íamos deixar de conhecer um pouquinho de São Luis. Pegamos um voo que pousou em São Luis às 13h e agendamos nosso transfer para Barreirinhas no dia seguinte pela manhã.

Isso nos deu uma tarde em São Luis para descansar da viagem e aproveitar. Para quem vem de São Paulo, chegar nos Lençóis é uma viagem longa. O voo é longo e o trajeto até os Lençóis é longo. Essa parada foi fundamental para a gente não chegar exaustos logo no primeiro dia.

Em São Luis, nos hospedamos no Ibis. Não é uma beleeeeza de hotel, mas ok para passar uma noite.

Visitamos o centro histórico por algumas horas e, apesar de ser lindo, dá um pouco de dó do quanto poderia ser melhor conservado. Algumas casas de azulejos estão uma graça, enquanto outras estão caindo aos pedaços. No centro tem várias lojinhas de artesanato e alguns restaurantes que dizem ser muito bons.

Nós fomos para o Maranhão na época de São João, então escolhemos não comer no centro e ir nos empanturrar num autêntico arraial. Fomos no Arraial do IPEM, que por sorte ficava do lado do Ibis. Eu sempre quis ir em um arraial no Nordeste e esse não desapontou. Vimos várias danças típicas, o Boi-Bumbá, comemos um pratão de arroz de cuxá com torta de caranguejo e tivemos uma noite incrível no São João do Maranhão.

Para quem vier para os Lençóis, recomendo super vir nessa época para aproveitar o São João.